É o processo biológico ambientalmente seguro de decomposição da matéria orgânica. Trata-se de um processo natural em que os microorganismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação da matéria orgânica, que é transformada em adubo (composto orgânico).
Aterrar não é inteligente, podemos produzir adubo, gerar renda e criar empregos através da compostagem.
Em Brasília, os resíduos domiciliares são coletados por empresa terceirizada do SLU. Essa coleta é feita gratuitamente nas áreas residenciais e mais de 90% do resíduo é destinado para Aterro Sanitário, o restante é destinado para outras unidades de tratamento. Evitar o envio de orgânicos para os aterros, alivia a demanda pelos mesmos, que já estão sobrecarregados (aterro sanitário deveria receber apenas rejeitos, como: fraldas, absorventes, descartáveis e papel higiênico usado por exemplo) e evita o risco de contaminação dá água, solo e ar. Além de criar uma economia circular através da criação de emprego e geração de renda.
Se você acredita que a mudança pode começar com o seu exemplo, junte-se a PROJETO COMPOSTAR. Cabe a nós fazermos a diferença!
Para participar é simples! Basta acessar https://www.projetocompostar.com.br/para-voce/#planos-familiares, e escolher o plano que mais se adequa a sua realidade.
1 – Logo após a inscrição você receberá todas as instruções por e-mail.
2 – Receberá um Kit para separar corretamente seus resíduos, composto por: baldinho, recipiente especial, sacolinhas compostáveis e manual de instrução.
3 – Iremos até sua casa semanalmente ou quinzenalmente coletar seus resíduos.
Ah, lembrando que todo mês você receberá uma recompensa especial!
Todo mês você recebe uma recompensa surpresa que pode ser: adubo orgânico, mudinhas, sementes, quadrinhos temáticos, sabão ecológico, alimentos orgânicos e outras surpresas que podem aparecer. A recompensa será entregue no momento da sua coleta.
Nós recomendamos o Plano Quinzenal para residências de até 2 pessoas que possuem uma geração de resíduos baixa. O Plano Semanal é indicado para famílias de até 4 pessoas e o Big Family é ideal para residências com muitas pessoas e/ou que geram muito resíduo.
Nossos baldinhos são de 16 litros, o que tem sido suficiente para uma família de até 4 pessoas, mas isso pode variar de acordo com os hábitos alimentares de cada família. Pessoas que cozinham em casa, vegetarianos e veganos acabam enchendo o baldinho mais rápido. É interessante observar que o seu baldinho passa a ser um reflexo do que você se alimenta.
Os alimentos crus, cascas, restos de pão, bolo, guardanapos, sachês de chá, borra de café, palitos de dente e outros, são resíduos que não geram mau cheiro e se acondicionados da maneira correta não atraem moscas e outros bichinhos. E por esse motivo, eles devem ser colocados no baldinho!
Lembrando que o baldinho deverá ser mantido sempre fechado, longe do sol e em temperatura ambiente. Além disso, é importante que não sejam depositados resíduos líquidos no baldinho, recomendamos também abri-lo pelo menos uma vez ao dia para que a pressão dentro dele possa ser aliviada e assim, os resíduos orgânicos possam respirar. =))
Não recomendamos que você coloque alimentos cozidos, carnes, ossos e gorduras. Apesar desses resíduos serem compostáveis, após alguns dias no baldinho eles acabam gerando mau cheiro e atraindo bichinhos. Pensando nisso, nossos clientes recebem um recipiente especial para armazenarem esses alimentos no congelador e no dia da coleta colocarem no baldinho.
Os alimentos cozidos devem ser colocados no recipiente especial e armazenados na geladeira ou congelador para que sua decomposição seja desacelerada e assim, vocês não tenham problemas com mau cheiro e odores. No dia da coleta é só colocar esses alimentos no baldinho.
Nãaaao, isso só acontece se você fizer algo de errado. Siga nossas orientações e sua experiência será perfeita.
1 – Não deposite resíduos líquidos no baldinho
2 – Recomendamos abrir o baldinho pelo menos uma vez ao dia para que a pressão dentro dele possa ser aliviada e assim, os resíduos orgânicos ‘respirem’.
3 – Se quiser, você pode colocar uma camada de serragem ou folhas secas por cima dos resíduos orgânicos.
4 – Coloque os cozidos no baldinho apenas no dia da coleta, até lá, mantenha-os na geladeira/freezer.
5 – Forre o fundo do baldinho com jornal ou papelão, ajuda reter a umidade
Sim, citrícos podem ser compostados sem problemas. Somente quando minhocas são utilizadas na compostagem é que os cítricos em excesso devem ser evitados.
O seu baldinho poderá ser coletado 1 vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo do plano escolhido. A data da coleta é pré estabelecida, cada bairro é atendido um dia da semana.
Devido ao trânsito e a quantidade de coletas, não informamos o horário exato, mas sim o turno e período de coleta como, por exemplo, sexta, entre 07 e 09 horas. Caso você precise de horário especial, fale conosco e encontraremos uma solução pra você.
Depende da disponibilidade da nossa equipe. Para isso, basta entrar em contato conosco: (61) 99881-0258 que encontraremos uma solução para o seu caso.
Nossa coleta é feita em horário comercial, sendo assim, dificilmente encontramos nossos parceiros. Recomendamos sempre deixarem o baldinho em local de fácil acesso, como: portaria, lixeira do térreo, frente da casa, cantinho do pilotis, jardim, em frente à sua porta, etc. Caso nenhuma dessas possibilidades seja viável, entre em contato conosco ( 61 ) 99881-0258 (o importante é saber que sempre encontraremos uma solução para seu caso).
Orientamos deixar o baldinho fechado até o dia da coleta e colocar o resíduo que for gerado durante esse período em outro recipiente, faremos a coleta normalmente. Se este fato se repetir, talvez seja a hora de mudar de plano.
Não. Nós fornecemos um saco compostável para forrá-lo. Assim, a cada coleta, recolhemos o saco cheio e entregamos um novo, mas o baldinho continua na sua casa.
O Kit fornecido por nossa equipe é composto por 01 Baldinho de 16 litros; 01 recipiente especial para acondicionamento de cozidos/carnes e um manual de instruções.
Sim.Você deve armazenar o óleo em um recipiente bem vedado (ex: garrafas PET) e coloca-lo junto ao baldinho no dia da sua coleta. Nós produzimos sabão ecológico com ele. Demais né?
Você pode se cadastrar no nosso site demonstrando interesse. Outra opção é juntar um grupo de pessoas da sua região, além de conseguirmos atender a cidade por ter uma demanda maior, vocês podem assinar o plano coletivo, tornando a assinatura mais econômica.
Obs: É obrigatório deixar o baldinho com o saco para a coleta, assim evita-se que o saco deixe algum líquido vazar, rasgue devido ao peso, atraia animais, etc). Nós iremos fazer a transferência do resíduo para outro recipiente e deixar uma sacolinha nova junto ao seu baldinho.
Atendimento: (61) 99881 0258
Fale pelo WhatsApp